Como primeira publicação de nosso blog, nós, da equipe UFSC BAJA SAE, gostaríamos de trazer um assunto que gera muitas dúvidas e estamos aqui para sanar algumas delas e tentar despertar o interesse de vocês nesse mundo “empoeirado”. Para isso, nada melhor do que começar pelo começo. Muitos de vocês já devem saber que um carro off-Road é preparado para superar condições e obstáculos que seriam praticamente impossíveis para um carro de passeio. No entanto, há algumas características não tão conhecidas que fazem a total diferença na hora de pisar fundo.
Sendo assim, o que de fato permite um carro passar por rochas, lama e troncos como se não fosse nada demais?
SUSPENSÃO: Para tornar a experiência do veículo off-Road mais confortável e segura, o uso de um componente capaz de amenizar os impactos do relevo irregular e manter a estabilidade é essencial. Por isso, carros desse tipo utilizam molas semielípticas ou helicoidais, suspensão “duplo A” para suportar fortes impactos e também a suspensão ativa. Esta última, sendo mais moderna, consegue coletar dados e informações sobre as condições do terreno e do veículo, prevendo os movimentos necessários do conjunto.
PNEUS: acompanhando o conjunto de suspensão há os pneus off-Road, os quais também possuem características não encontradas em veículos feitos para asfalto. Algumas delas são: maior altura e largura para aumentar a superfície de contato e garantir melhor tração, sulcos da banda de rodagem mais profundos e formando “desenhos” diferentes para cada tipo de situação. Além de que esses pneus precisam ser muito mais resistentes e, por esses fatores, o preço desse componente costuma ser bem mais elevado.
SNORKEL: item essencial para quem deseja praticar trilhas 4×4, pois sendo um tubo com algumas juntas, o snorkel não deixa a água ou lama entrarem no motor e abastece o sistema de admissão do carro com o ar necessário. No entanto, funciona muito melhor em motores à diesel e para que funcione em motores à gasolina ou etanol é preciso isolar outros componentes do motor como as velas de ignição. O valor de instalação não ultrapassa os R$1.000,00.
Claro que há ainda diversos outros fatores que diferenciam o projeto de um veículo off-road de um carro comum. Isso e muito mais você encontrará nas próximas publicações!
E aí? Se gostou do conteúdo acompanhe nossa equipe no Instagram e esteja sempre por dentro dos nossos projetos e publicações, mas lembre-se de colocar uma roupa velha que possa sujar de lama, obrigado pela leitura. Volte sempre!